Sistema Nervoso



Introdução 

Nosso sistema nervoso é dividido em duas partes: sistema nervoso central (composto pelo encéfalo e medula espinal) e sistema nervoso periférico (composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central).

Entendendo o sistema nervoso 

É no sistema nervoso central que ocorrem nossos pensamentos, emoções, ficam arquivadas nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo.

O sistema nervoso periférico, composto pelos nervos do crânio e suas ramificações, controla a entrada e saída de estímulos nervosos em nossos órgãos e sistemas. Subdivide-se em sistema nervoso somático, sistema autônomo e sistema nervoso entérico (funcionamento involuntário).

O sistema nervoso somático é o responsável pela transmissão das informações de nossos sentidos (audição, visão, paladar, olfato) ao SNC (sistema nervoso central), e, também, por conduzir os impulsos nervosos do SNC aos músculos esqueléticos. No caso das respostas motoras, esta ação será voluntária, pois, pode ser controlada conscientemente.


O sistema nervoso autônomo envia informações de órgãos viscerais, tais como, pulmão e estômago, ao SNC (sistema nervoso central). Envia também impulsos nervosos do SNC ao músculo liso, músculo cardíaco e glândulas. Sua ação é involuntária, pois não depende de nossa vontade. Por exemplo, nosso coração continua batendo mesmo quando estamos dormindo profundamente.

O sistema nervoso entérico, localizado no intestino, controla todos os impulsos nervosos que ocorrem dentro deste. Seu funcionamento também é involuntário, pois não podemos controlá-lo.

De forma geral, podemos entender que o sistema nervoso desempenha inúmeras tarefas em nosso corpo, e, que, através dos impulsos elétricos que ocorrem entre seus bilhões de neurônios, ele é capaz de se conectar com todas as partes de nosso corpo.

Você sabia?

- O ramo da Medicina que estuda o sistema nervoso é conhecido como Neurologia.


O CÉREBRO HUMANO


Introdução

Dentro do cérebro humano ocorrem as mais variadas situações, tais como: percepção, imaginação, pensamentos, julgamentos, decisões, etc.

Conhecendo o cérebro humano 

A superfície do cérebro – o córtex cerebral – é composta por seis camadas de neurônios (células do sistema nervoso responsáveis pela condução do impulso nervoso).

Os lobos do cérebro

O cérebro humano possui quatro áreas conhecidas como lobo frontal, lobo parietal, lobo temporal e lobo occipital. 


O lobo frontal é assim chamado por localizar-se na parte frontal do crânio. Ele parece ser particularmente importante por ser responsável pelos movimentos voluntários e também por ser o lobo mais significante para o estudo da personalidade e inteligência. 

O lobo parietal está localizado na parte posterior do lobo frontal. Ele possui uma área denominada somatossensória, responsável pela percepção de estímulos sensoriais que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos.

O lobo temporal possui uma área especial chamada córtex auditivo, como o próprio nome já diz, esta área está intimamente ligada a audição. 


Na parte de trás da cabeça, mais precisamente na região da nuca, localiza-se o lobo occipital. Nele encontra-se o córtex visual, que recebe todas as informações captadas pelos olhos; melhor dizendo, sua especialidade é a visão.

Existem outras áreas dos lobos que não possuem especialização, estas são chamadas de córtex de associação. Além de estas serem conectadas a vários sentidos e movimentos, acredita-se que nelas também são processados nossos pensamentos e armazenadas nossas memórias.

Curiosidades:

- A área da ciência que estuda o cérebro humano, a mente e o sistema nervoso é a Neurociência.

- O hemisfério esquerdo do cérebro dos seres humanos é o responsável pelo pensamento lógico e também pela comunicação verbal (fala).

- O hemisfério direito é o responsável pela intuição, estabelecimento de analogias e comunicação não verbal.

- Cada hemisfério do cérebro humano está relacionado a um conjunto de habilidades. Assim sendo, o lado esquerdo é o responsável pelas seguintes habilidades: leitura, uso da linguagem, seguimento de instruções, localização de fatos, identificação de símbolos e escrita à mão. Já o lado direito é o responsável pelas seguintes habilidades: matemática, canto, música, expressão artística, criatividade, emoções e sentimentos.



Para saber mais assista ao vídeo abaixo produzido pela BBC sobre o poder do nosso cérebro.



Vídeo: O Poder do Cérebro





Bibliografia Indicada



- Neurociências - desvendando o sistema nervoso
  
  Autor: Bear, Mark F.
  Editora: Armet
  Temas: Anatomia Humana

- Evolução do Cérebro - Sistema Nervoso, Psicologia e Psicopatologia Sob a Perspectiva Evolucionista

  Autor: Dalgalarrondo, Paulo
  Editora: Artmed
  Temas: Anatomia, Medicina

- Anatomia: Texto e Atlas - Volume 3: Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos

  Autor: Frotscher, Michael, M.D.; Kahle, Werner 
  Editora: Artmed
  Temas: Anatomia, Medicina


Nenhum comentário:

Postar um comentário