Sistema Circulatório

O que é 

De forma geral, podemos dizer que o sistema circulatório é composto por sangue, coração e vasos sanguíneos.

Funções

As funções realizadas pela circulação do sangue são indispensáveis para o equilíbrio de nosso corpo e vitais para a manutenção da vida. 

É através do sistema circulatório que ocorre a distribuição de nutrientes e oxigênio para todas as células de nosso corpo, a remoção de toxinas dos tecidos, o transporte de hormônios e a defesa imunológica de nosso organismo. 

Sabendo que a circulação sanguínea remove as toxinas dos tecidos, leva oxigênio e nutrientes para as células, transporta hormônios e realiza a defesa de nosso corpo, fica mais fácil entender o papel do coração e dos vasos sanguíneos. 

O coração funciona como uma bomba, dando pressão ao sangue para que este circule por todo nosso corpo através dos vasos sanguíneos. Quanto mais próximo do coração, mais pressão tem o sangue, contudo; à medida que os vasos sanguíneos vão se ramificando, sua pressão vai diminuindo. 

Após circular por todo o corpo e realizar as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo, o sangue retorna ao coração e aos pulmões, onde fará novas trocas (desta vez de gás carbônico por oxigênio) para, então, refazer seu percurso.

Artérias

Introdução 

Ao contrário das veias, que conduzem o sangue desoxigenado de volta ao coração, as artérias levam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo. Isto se dá através do sistema circulatório.

Conhecendo as artérias 

As artérias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue com grande pressão, uma vez que este, deverá chegar a todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes a todas às células.

A pressão arterial máxima é conhecida como sistólica e ocorre quando o coração se contrai. A mínima, é chamada de diastólica e ocorre entre os intervalos das contrações.

Essa variação que ocorre na pressão das artérias, gera a pulsação característica arterial, que pode ser facilmente percebida através de verificação no pulso e também no pescoço. Sua atividade é vital, pois é ela que indica se há ou não atividade cardíaca.

Quanto a sua classificação, as artérias podem ser classificadas da seguinte forma: 

Artérias pulmonares - conduzem o sangue sem oxigênio aos pulmões, onde será realizada a troca de Co2 por O2.

Artérias sistêmicas - conduzem o sangue em direção as arteríolas e, finalmente, aos capilares, para que então, através deste, que é o mais fino de todos os vasos sanguíneos, ocorram as trocas vitais para o funcionamento do organismo.

Artéria aorta – possui o maior calibre e recebe o sangue com grande pressão diretamente do ventrículo esquerdo do coração. É através dela que se ramificam todas as demais artérias. 


O Sangue


O que é 

O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos. 

Funções

Ele é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo.

Composição do sangue

Nele encontramos o plasma sangüíneo, responsável por 66% de seu volume, além das  hemácias, dos leucócitos e das plaquetas, responsáveis por aproximadamente 33% de sua composição.

A maior parte do plasma sanguíneo é composta por água (93%), daí a importância de sempre nos mantermos hidratados ingerindo bastante líquido. Nos 7% restantes encontramos: oxigênio, glicose, proteínas, hormônios, vitaminas, gás carbônico, sais minerais, aminoácidos, lipídios, uréia, etc.

Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos, transportam o oxigênio e o gás carbônico por todo o corpo.  Essas células duram aproximadamente 120 dias, após isso, são repostas pela medula óssea.

O glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, são responsáveis pela defesa de nosso corpo. Eles protegem nosso organismo contra a invasão de microorganismos indesejados (vírus, bactérias e fungos). De forma bastante simples, podemos dizer que eles são nossos "soldadinhos de defesa".

As plaquetas são fragmentos de células, presentes no sangue, que realizam a coagulação, evitando assim sua perda excessiva de sangue (hemorragia).

 Elas geralmente agem quando os vasos sangüíneos sofrem danos. Um exemplo  simples é o caso de uma picada de agulha, onde observa-se uma pequena e ligeira perda de sangue que logo é estancada, isto ocorre graças ao tampão plaquetário.

Curiosidade: 

- O ramo que estuda o sangue e as suas doenças é a hematologia.




Para saber mais assista ao vídeo abaixo produzido pela Discovery Channel sobre o Sistema Circulatório Humano





 Bibliografia Indicada

 Como cuidar do coração e das artérias (Coleção Guias de Saúde)
  Autor: Cawood, Frank  W.
  Editora: Estampa (Portugal)
  Temática: Saúde / Corpo Humano / Medicina / Anatomia Humana

 Você e seu sangue
  Autor: Bernardes, Heloisa
  Editora: HLB
  Temas: Medicina, Anatomia, Saúde

 O sangue nas doenças sistêmicas
  Autor: Greaves, Michael
  Editora: Manole
  Temas: Medicina, Anatomia, Hematologia

 Técnicas modernas em banco de sangue e transfusão
  Autor: Figueiredo, José Eduardo Ferreira de 
  Editora: Revinter
  Temas: Medicina, Anatomia, Hematologia

  Sistema Circulatório
  Autor: Ferrari, Elizabeth Ávila
  Editora: Todolivro
  Temas: Medicina, Anatomia

  Coração - Manual do proprietário
  Autor: Wajngarten, Mauricio
  Editora: Mg Editores
  Temas: Medicina / Anatomia Humana / Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário